Programando para diferentes tamanhos de tela |
Categoria: Android | ||
Publicado em 18 de Julho de 2011 | ||
A programação para múltiplas resoluções de tela em um único aplicativo tornou-se possível a partir da versão 1.6 do Android. É necessário declarar o seguinte no arquivo de manifesto (dentro de <manifest>):
Depois é necessário criar os layouts dentro do folder /res/:
Por padrão, o Android redimensiona os bitmap drawables para garantir que todos tenham o mesmo tamanho em dispositivos com telas de tamanho diferente. Isto pode fazer com que a imagem fique serrilhada ou perca a qualidade. Para evitar este defeito, deve-se criar mais alguns diretórios na pasta /res/:
NOTA: A partir da versão 3.2 do Android, o suporte para múltiplas resoluções é feito através do uso de outros qualifiers. Por exemplo, para criar um layout com largura de 400 pixels, deve-se criar o folder /res/layout-sw400dp/. Para mais informações sobre suporte para múltiplas resoluções: http://developer.android.com/guide/practices/screens_support.html |