Categoria: Usabilidade
|
Publicado em 13 de Novembro de 2010
|
É um atributo de qualidade relacionado à facilidade do uso de algo. Mais especificamente, refere-se à rapidez com que os usuários podem aprender a usar alguma coisa, aeficiência deles ao usá-la, o quanto lembram daquilo, seu grau de propensão a erros e o quanto gostam de utilizá-la. Se as pessoas não puderem ou não utilizarem um recurso, ele pode muito bem desistir.
- Uma intefarce, se for de fácil acesso, os usuários a utilizarão, do contrário, não. Com dez vezes mais sites e provavelmente centenas de páginas da Web, os usuários estão menos tolerantes a sites complexos. Nunca a usabilidade foi tão importante.
- Os usuários estão tentando realizar algo quando visitam seu site? Se a resposta for "sim", você deve se preocupar com a usabilidade.
- A Web não é televisão, as pessoas não a utilizam para se distrair, e sim com um propósito específico em mente. Elas estão prontas para interagir e participar.
- Elas podem ou não pagar por esse serviço com dinheiro, mas seguramente pagarão com atenção e talvez até mesmo com lealdade, se você tratá-las bem.
- Se você só quer alcançar um grupo fechado dos seus amigos mais íntimos, as diretrizes de usabilidade não serão uma grande ajuda.
- Quando os jovens criam sites pessoais para expressar suas personalidades, a usabilidade tradicional simplesmente não se aplica.
- A usabilidade beneficia os negócios e a humanidade.
- Algumas questões são tão específicas do seu site que não são abrangidas em nenhum relatório. Essa é a razão pela qual você sempre precisa conduzir testes com seus próprios usuários.
Jacob Nielsen Usabilidade na Web
|